Vestibulinho ETEC 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

Todos os anos novos alunos podem definir suas carreiras através de um curso profissionalizante e por isso escolher a escola certa torna-se tão importante. Nesse momento conhecer o vestibulinho ETEC 2023, pode ser um divisor de águas em suas vidas.

Assim, o Vestibulinho ETEC 2023 pode ser a porta de entrada que você precisa para o mercado de trabalho logo após a conclusão do Ensino Médio ou até mesmo em forma de uma qualificação secundária.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o Vestibulinho ETEC 2023? Então não perca a sequência e acompanhe todos os passos para alcançar seus objetivos!

Vestibulinho ETEC 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado
Vestibulinho ETEC 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

Vestibulinho ETEC 2023

A Escola Técnica Estadual (ETEC), trata-se de uma instituição de cunho público e estadual sendo administrada pelo Governo de São Paulo.

Existem mudanças recentes na estruturação dos cursos e polos da ETEC e por isso conhecê-las fará toda a diferença para quem está interessado em uma vaga como estudante.

A partir disto, elaboramos um guia em formato de tutorial para lhe ensinar os passos, desde a inscrição até chegar no ato da matrícula. Continue acompanhando!

Outras Escolas Técnicas:

Quem pode fazer a Inscrição ETEC 2023

Muito tem se falado sobre a ETEC, porém o que poucas pessoas sabem é que qualquer estudante podem ingressar nos cursos técnicos ou nas outras modalidades conjuntas, contanto que os mesmos estejam dentro dos requisitos obrigatórios:

  • Ter mais de 16 anos e não estar inscrito em outro curso, mesmo que em períodos diferentes;
  • Apresentar toda a documentação dentro do prazo estipulado no edital;
  • Ser admitido através da prova (Vestibulinho ETEC 2023);
  • Estar iniciando o primeiro ano do Ensino Médio (para o ensino integrado).

Obs.: Não haverá a obrigatoriedade de matricular-se juntamente ao ensino médio para os alunos de cursos livres, porém apenas algumas escolas continuarão mantendo essa modalidade para o próximo ano, então tenha cautela!

Inscrições Vestibulinho ETEC 2023

Inscrição Vestibulinho ETEC 2023
Inscrição Vestibulinho ETEC 2023

As vagas são concorridas em parte majoritária do curso, então se você deseja das inscrições vestibulinho ETEC 2023 será necessário atentar-se aos detalhes previamente.

Para se inscrever, basta seguir alguns passos simples conforme descrevemos abaixo:

  1. Entre na página inicial da ETEC https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/;
  2. Leve o cursor até a opção “Vestibulinho” e depois clique em “Área do Candidato”;
  3. Procure pelo curso e a unidade desejada;
  4. Selecione “Inscrever-se agora;
  5. Será obrigatório criar um login com e-mail e senha para os próximos acessos;
  6. Valide a senha escolhida através de um número para receber o SMS e prosseguir para a próxima etapa;
  7. Feito isso, realize um novo login e utilize o formulário de inscrição para informar todos os dados tidos como obrigatórios;
  8. Antes de finalizar, escolha até duas opções de curso na mesma escola;
  9. Reveja as informações fornecidas e complete essa etapa imprimindo o formulário;
  10. E pronto, sua inscrição está pronta;
  11. Aguarde o contato da instituição ou adentre ao portal diariamente para conferir a data, horário e local do Vestibulinho ETEC 2023.

Obs.: Apesar de que a rematrícula ocorra de forma 100% automática, você pode acompanhar o processo através deste mesmo portal. Lembre-se disso e mantenha o seu cadastro sempre ativo.

Leia Também:

Documentos e Dados Obrigatórios

Documentos necessários para o vestibular
Documentos necessários para o vestibular

Ao ser selecionado em uma das chamadas da ETEC para o curso escolhido na primeira ou segunda opção, o requerente deve seguir para a confirmação dos dados pessoalmente na própria unidade.

Lembre-se que jovens menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais durante todo o processo, inclusive na assinatura da matrícula. Conheça o que é preciso ter em mãos:

  • RG e CPF do solicitante (cópia e original);
  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou 2ª via);
  • 2 fotos 3×4 recentes e originais;
  • Histórico ou declaração escolar;
  • Certificado de conclusão para alunos formados no Ensino Médio em outras instituições de ensino;
  • Documento de identificação original e com foto dos pais ou responsáveis legais (apenas para os alunos menores de 18 anos);
  • Formulário de inscrição online devidamente impresso e preenchido.

Modalidades ETEC 2023

A grade educacional disposta por incontáveis unidades já conta com aproximadamente 150 cursos técnicos e de especialização.

No entanto, o primeiro passo é analisar quais as modalidades englobadas pela ETEC para saber qual rumo tomar no momento da inscrição. Veja com atenção:

  • Ensino médio tradicional;
  • Ensino médio integrado ao técnico;
  • Ensino técnico independente do ensino médio.

Aliás, o sistema da ETEC passo por mudanças recentes, englobando assim outras modalidades que serão descritas na sequência.

Cursos ETEC 2023

Conforme citado no tópico acima, diversos ensinos foram alterados para essa nova etapa que se inicia em 2023. A partir disso, precisamos evidenciar quais os principais cursos técnicos que podem ser acessados na ETC. Descubra e compare:

  • Química;
  • Nutrição;
  • Metalurgia;
  • Eventos;
  • Zootecnia;
  • Eletrônica;
  • Mecatrônica;
  • Gestão Ambiental;
  • Turismo;
  • Economia e Finanças;
  • Contabilidade;
  • Administração;
  • Agronegócio;
  • Etc.

Para acessar a lista completa, você deve entrar no seguinte link: https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/. Neste mesmo campo, abre-se a possibilidade de consulta também quais as unidades da ETEC mais próximas à sua residência.

Provas Vestibulinho ETEC 2023

Para fazer a prova, cada estudante deve pagar um valor de R$ 19,00 referente à taxa de inscrição. Contudo, os candidatos que se declararem como carentes poderão ser isentados da mesma.

Prova do Vestibulinho ETEC 2023
Prova do Vestibulinho ETEC 2023

Partindo deste aspecto, vale destacar que a mesma prova executada para o ensino técnico também é utilizada para o ensino médio, a única diferença fica por conta de cadernos de questões que direcionam a matéria escolhida pelo aluno ou conhecimentos gerais. Atente-se a esse fator no momento da inscrição.

Ademais, a prova em si é aplicada em uma mesmo dia e horário, geralmente na própria instituição escolhida pelo aluno ou um escolas parceiras.

A estrutura base são 20 questões de língua portuguesa e 20 questões de matemática, ambas de múltipla escolha. Até esse ano de 2023 não é exigido redação nesta etapa.

Os candidatos contam com o período de 3 horas para concluir a avaliação e após duas horas passadas já será possível sair da prova com o caderno de questões utilizadas como apoio para preencher o gabarito oficial.

Confira Ainda:

Resultado ETEC 2023

Logo após concluir a avaliação, o aluno pode ir para casa aguardar a divulgação do gabarito divulgado pelo portal do aluno, na mesma conta onde foi feito o cadastro inicial.

O resultado completo com a divulgação das datas somente fica disponível aproximadamente 30 dias após a conclusão da prova. Logo, a melhor opção é verificar o número de acertos com seu gabarito para saber seu percentual de chance. Entenda como prosseguir nesta etapa:

  1. Volte ao site do Vestibulinho ETEC;
  2. Faça o login com seu CPF ou E-mail e senha;
  3. Ao adentrar na ferramenta online, procure por “Gabarito”;
  4. Utilize o seu caderno de questões e confira cada um dos resultados;
  5. Quanto aos resultados, aguarde a data definida no cronograma e retorne ao portal do aluno;
  6. Selecione a aba “Resultados Vestibulinho ETEC 2023”;
  7. Veja a lista completa de alunos selecionados.

Em linhas gerais, o gabarito para correção é disponibilizado em até 5 horas após o término das avaliações. Lembre-se que existem 4 cadernos diferentes indicados pela cor da capa e pelas letras (A, B, C e D).

Quando abre as inscrições – Datas

Assim como o vestibular 2023, o ETEC possui também seu cronograma das inscrições para ETEC 2023 fica definido de maneira antecipada no edital. Sendo assim, qualquer pessoa interessada pode fazer a consulta e manter-se atualizado.

Data da provado do vestibular
Data da provado do vestibular

Para facilitar a sua vida, separamos as principais datas. Verifique e marque em sua agenda para não perder essa oportunidade:

  • Inscrições – outubro de 2022;
  • Prova – novembro de 2022;
  • Divulgação dos resultados – dezembro de 2022;
  • Matrícula presencial – janeiro de 2022;
  • Início das aulas – fevereiro de 2023.

No demais, vá direto para o calendário ETEC clicando aqui: https://www.vestibulinhoetec.com.br/calendario/.

Ensino Médio

Embora fosse muito comum que anteriormente os estudantes viessem de outras escolas somente para cursar o ensino técnico, neste ao de 2023 isso já ocorre com menos frequência.

Isto se deve aos esforços da própria instituição que tornou o acesso muito mais vantajoso para quem se inscreve em ambas as modalidades como também nas melhorias relacionadas ao corpo docente.

Porém ainda existem vagas voltadas somente à capacitação profissionalizante, seja de jovens como também de adultos. Em contrapartida, a cota expressiva de tais cursos relaciona-se apenas ao horário noturno.

Ensino Fundamental

Muitos questionamentos surgem quanto a este tópico, porém a verdade é que o atual formato da ETEC não dispõem da escolaridade referente ao Ensino Fundamental em nenhuma unidade.

Lista de Espera Vestibulinho ETEC 2023

A lista de espera fica disponível no próprio site da ETEC e cada requerente pode fazer a consulta por meio do portal do candidato.

Essa informação é atualizada diariamente após a meia noite ao mesmo tempo que novas chamadas são efetuadas. Geralmente cada instituição dispõem de até 5 chamadas para a matrícula.

Se desejar, fique de olho nas vagas remanescentes tanto de sua primeira ou segunda escolha neste mesmo campo!

Contatos ETEC

É claro que cada escola possui um meio próprio de contato, porém a ETEC dispõem de possibilidades gerais para que qualquer aluno ou candidato possa tirar suas dúvidas. Veja como:

  • Telefone para a capital paulista: (11) 3471 4071;
  • Telefone para demais regiões: 0800 772 2829 (ligação gratuita).
  • Suporte via site: https://www.vestibulinhoetec.com.br/fale-conosco/;
  • Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08:00 h às 20:00 h (atendimento presencial e por telefone) e 24 horas por dia no site oficial.
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.