Vestibular UNICAMP 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

O Vestibular UNICAMP 2023 é a porta de entrada de qualquer estudante para uma das melhores Universidades públicas do Brasil, levando em conta seu reconhecimento em escala mundial.

Neste guia você confere tudo o que precisa saber sobre o vestibular UNICAMP 2023, desde como se inscrever, número de vagas, cursos, edital e calendário da matrícula. Continue acompanhando:

Vestibular UNICAMP 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado
Vestibular UNICAMP 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

Vestibular UNICAMP 2023

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem acumulado muitos prêmios educacionais desde sua criação em 1962. A propósito, há uma série de alunos notáveis em sua história, fazendo com que o nome da instituição tenha um peso ainda superior.

Quem anseia por ingressar na Unicamp deverá primeiro passar por todas as etapas do vestibular 2023. Aliás, a estrutura da prova conta com 90 questões de múltipla escolha na primeira fase, enquanto que a segunda fase é formada por questões dissertativas + redação e perguntas direcionadas ao cursos escolhido.

Um dos principais pontos a serem considerados aqui é que para a utilização da Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), será obrigatório ter realizado a prova no ano anterior, ou seja, 2022. Veja abaixo como participar do processo seletivo da Unicamp nas diferentes modalidades!

Confira Outras Estaduais:

Requisitos para Estudar na Unicamp

Poderão participar do processo seletivo do vestibular Unicamp 2023 apenas os alunos que se estiverem adequados a partir da inscrição na data correta e comparecerem no dia, data e endereço marcados para os dois dias de provas.

Ainda neste aspecto, é válido que 50% das vagas ficam disponíveis exclusivamente para alunos que estudaram o Ensino Médio em instituições públicas e realizaram o ENEM no ano vigente.

Estudantes indígenas poderão participar do vestibular indígena da Unicamp que oferta duas vagas extras, ou seja, aproximadamente 100 novas vagas anualmente.

As avaliações, neste caso, ocorrem em novembro em polos específicos, são eles: Caruaru – PE, Campinas – SP, São Gabriel da Cachoeira – AM, Dourados – MS, Tabatinga – AM e Bauru – SP.

As vagas olímpicas, por sua vez, são ofertadas estritamente aos alunos que venceram as chamadas Olímpiadas Científicas em nível nacional e internacional.

Nesta modalidade, os alunos que forem selecionados precisarão se inscrever através do portal da Comvest e comprovar os dados solicitados.

Cursos UNICAMP 2023

Atualmente a Unicamp dispõem de 5 modalidades de cursos: graduação, pós graduação, cursos técnicos, cursos livres e de especialização. Dentro desta categoria, os mais buscados são:

  • Sistemas de Informação;
  • Administração;
  • Geologia;
  • Nutrição;
  • Química;
  • Medicina;
  • Filosofia;
  • Contabilidade;
  • Matemática;
  • Odontologia;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Artes Visuais;
  • Musica;
  • Engenharia de alimentos;
  • Geografia;
  • Estatística;
  • E muito mais!

Para visualizar a lista completa dos 69 cursos oferecidos entre os polos da Unicamp, acesse o portal: https://www.comvest.unicamp.br/. Atente-se para o fato de que alguns cursos são integrais (matutinos e vespertinos) e outros noturnos, o que pode diferenciar quanto a duração do ensino.

Pré Vestibular UNICAMP 2023

Atualmente, os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior através da Universidade Estadual de Campinas precisarão ler 10 obras clássicas da literatura e música brasileira que servirão como base para uma das várias partes da avaliação. Confira quais são?

  • O Ateneu (Raul Pompeia);
  • Tarde (Olavo Bilac);
  • O Marinheiro (Fernando Pessoa);
  • O Seminário dos Ratos (Lygia Fagundes Telles);
  • Carta de Achamento do Brasil (Pero Vaz de Caminha);
  • Bons Dias (Machado de Assis);
  • A Falência (Júlia Lopes de Almeida);
  • Sonetos Selecionados (Luís de Camões);
  • Nietsche: Uma História de Poligamia (Paulina Chiziane);
  • Sobrevivendo no Inferno (Racionais MCs).

Obs.: cursos como música, artes visuais e odontologia exigem um teste prévio de habilidades. Leve isso em conta!

Confira o pré vestibular também:

Inscrição Vestibular UNICAMP 2023

Inscrição vestibular UNICAMP 2023
Inscrição vestibular UNICAMP 2023

A forma tradicional de ingresso na Unicamp como estudante em qualquer curso demanda um cadastro online, onde cada candidato garante a participação no vestibular UNICAMP do ano vigente. Compreenda como deve ser feita a inscrição:

  1. Entre no site oficial da Comvest e selecione “Vestibular UNICAMP 2023”. Se preferir, utilize o link direto https://www.comvest.unicamp.br/;
  2. Faça um cadastro no portal e selecione uma senha que será obrigatória nos demais acessos;
  3. Realize um novo login e, uma vez dentro do portal, procure por “Inscreva-se”;
  4. No formulário de inscrição, complete todas as etapas e não deixe de fora nenhum detalhe;
  5. Insira um número de telefone ativo e seu endereço de e-mail;
  6. Escolha as duas opções de curso e o polo onde deseja estudar;
  7. Finalize clicando em “Avançar”;
  8. Será gerado um boleto no valor de R$ 170,00. Caso você tenha solicitado isenção, informe o seu código e pronto;
  9. Para os solicitantes tradicionais, será necessário pagar o boleto em qualquer lotérica ou banco para oficializar a solicitação.

Posteriormente, acesse o portal sempre que possível para ficar informado sobre a data e local de sua prova. Lembre-se de manter seus meios de contato atualizados na plataforma, pois o sistema envia notificações via e-mail e SMS.

Documentos Necessários

O que muitos candidatos se esquecem é que a entrega dos documentos no ato da matrícula exige muita atenção pela quantidade de itens complexidade do sistema no momento de analisar cada um deles.

Documentos necessários para o vestibular
Documentos necessários para o vestibular

Portanto, verifique em nossa listagem quais são os documentos que você precisa manter organizado de maneira prévia. Verifique:

  • RG e CPF (cópia e originas);
  • 2 fotos 3×4 do aluno (originais e coloridas);
  • Histórico Escolar com o Certificado de Conclusão do Segundo Grau (Ensino Médio);
  • Certidão de nascimento ou casamento (cópia e original);
  • Cópia do comprovante de residência (recente);
  • E demais documentos solicitados de acordo com a modalidade do curso.

Obs.: Quanto ao processo de rematrícula, basta que o estudante vá até a unidade de ensino através da secretaria ou, se preferir, realize o procedimento 100 % online no portal do aluno.

Data Vestibular UNICAMP 2023

Data da provado do vestibular
Data da provado do vestibular

Depois de listarmos todas as formas de ingressar na Unicamp e seus respectivos requisitos, torna-se essencial destacar qual o cronograma completo da instituição de acordo com as modalidades aceitas. Veja e compare as opções:

  • Vestibular Tradicional Unicamp: julho, agosto e setembro;
  • Vestibular Indígena: agosto e setembro;
  • Ingresso Utilizando a Nota do ENEM: outubro e novembro;
  • Vagas Olímpicas: novembro dezembro e janeiro.

Importante: a divulgação dos locais de prova ocorrem em outubro, enquanto as chamadas para matrícula iniciam-se em dezembro para os alunos aprovados nas duas etapas seletivas.

Edital Vestibular UNICAMP 2023

Embora parte majoritária dos candidatos esqueçam-se, é de suma relevância consultar o edital do vestibular Unicamp 2023 que você está se candidatando, até porque neste documento estão descritas as informações referentes aos cursos ofertados, datas de destaque, indicações aos candidatos, normas e muito mais.

Sendo assim, confira com atenção quais passos seguir para chegar a tais dados, considerando que a nova versão já se encontra disponível:

  1. Vá até o site da Unicamp (https://www.unicamp.br/unicamp/);
  2. Clique em “Vestibular e depois em “Informações”;
  3. Procure por “Edital”;
  4. Escolha o ano desejado e clique em “Buscar”;
  5. Você será apresentado ao documento informativo;
  6. Caso queria, selecione “Download” para emitir a versão digital.

Resultado Vestibular UNICAMP 2023

Como não poderia ser diferente, o resultado do vestibular Unicamp 2023 é anunciado pela cerca de 30 dias após a avaliação, restando aos candidatos a possiblidade de conferir o gabarito dos dois dias de prova para ter uma noção primária de sua colocação.

Resultado do Vestibular UNICAMP 2023
Resultado do Vestibular UNICAMP 2023

Quando o resultado ficar disponível, o estudante pode realizar uma consulta rápida a partir do próprio Portal Unicamp. Saiba mais:

  1. Acesse o site do Portal Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/;
  2. Logo na página inicial você já poderá ver um link direto ou, se desejar, realize o login e consulte pela “Área do Candidato”;
  3. Dentro da plataforma, procure pelo campo relacionado ao seu curso e instituição para saber se foi selecionado logo na primeira chamada ou está na lista de espera;
  4. Não se esqueça de repetir o processo para a sua segunda opção de curso;
  5. Após selecionado, dirija-se até a instituição de ensino munido de seus documentos pessoais e informações relacionadas a sua escolaridade.

Ao compreender a elevada procura por uma vaga na Unicamp em praticamente todos os cursos, fique atento à cada chamada para não perde sua chance de ingresso quando a selecionado. Tenha cautela e verifique o sistema diariamente!

Leia Também:

Vagas e Lista de Espera Vestibular UNICAMP 2023

Para esse ano, a Unicamp vai ofertar cerca de 2.600 vagas, porém o aluno pode escolher até duas opções de curso, ampliando suas chances de ser aceito pela instituição.

A isenção da taxa de inscrição não possui limites, porém é necessário comprovar baixa renda familiar menor que 1 salário mínimo per capta. Esse benefício dependerá ainda da comprovação dos documentos.

Caso você não tenha sido contemplado com uma vaga nos cursos escolhidos, verifique se o seu nome encontra-se na lista de espera e fique atento ao comunicado da instituição.

Considere que há casos de desistência e situações onde o candidato não cumpre com os prazos, gerando vagas remanescentes. Geralmente a Unicamp disponibiliza até sete chamadas aos candidatos. Lembre-se disso!

Contatos Unicamp

Por fim, se você precisa contatar a Unicamp por qualquer motivo, utilize um dos meios detalhados abaixo:

5/5 - (3 votes)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.