Vestibular UFU 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

Embora o ENEM seja a porta de entrada para quem deseja ingressar Universidade Federal de Uberlândia, o Vestibular UFU 2023 continua sendo necessário por possibilitar o acesso de novos estudantes em cursos do segundo semestre.

Sabendo disso, é fundamental ficar atento aos cursos disponibilizados, como funciona a prova, calendário, edital e resultado do vestibular. Não perca!

Vestibular UFU 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado
Vestibular UFU 2023: Inscrições, Data da Prova e Resultado

Vestibular UFU 2023

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é basicamente uma instituição de natureza pública, tendo ação direta ao Ministério da Educação (MEC).

Para se tornar um aluno da UFU neste novo ano letivo, os requerentes podem optar pelo vestibular tradicional aplicado anualmente pela própria Universidade, ou realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) seguido do cadastro no SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Ou seja, o primeiro requisito será ter alcançado uma nota de 450 pontos ou mais na prova anterior do ENEM e não zerar na redação. A partir daí, o candidato deverá inscrever-se em até duas opções de curso na Universidade Federal de Uberlândia

Além de todas as vantagens proporcionadas pela qualidade do ensino, a UFU dispõem de outros benefícios aos seus alunos contanto que eles se adequem aos requisito, bem como:

  • Residência;
  • Internacionalização;
  • Pesquisa;
  • Formação Continuada;
  • Extensões;
  • Atividades Culturais;
  • Assistência Estudantil.

Ademais, você pode encontrar unidades da UFU em diferentes regiões do estado de Minas Gerais, onde as principais são: Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, etc. Continue a leitura e descubra como aumentar suas chances de ingressar na Universidade Federal de Uberlândia!

Outras Federais:

Pré Vestibular UFU 2023

Nesta etapa, o correto a ser feito é focar sua atenção ao formato das provas para esse novo ano, já que a UFU informou que haverá mudanças em relação ao que foi aplicado no ano de 2022.

Partindo do ponto de que as provas ocorrem num total de 4 dias definidos à partir de suas duas fases, vale a pena notar o que será abordado em cada um deles:

Primeira Fase:

  • Dia 1: 60 questões de múltipla escolha distribuídas entre as disciplinas de: língua portuguesa, literatura brasileira, geografia, química, biologia e física;
  • Dia 2: 50 questões de múltipla escolha referentes a: língua estrangeira (escolha do candidato), história, filosofia e matemática.

Segunda Fase:

  • Dia 1: 20 questões discursivas sobre as matérias de: história, geografia, biologia, química, física e língua estrangeira escolhida pelo aluno (inglês ou espanhol);
  • Dia 2: redação + 24 questões discursivas adicionais: literatura brasileira, matemática, língua portuguesa, filosofia e sociologia.

Tome nota: Lembrando que somente passarão para a segunda etapa aqueles alunos que alcançarem as notas de corte para os cursos escolhidos já na fase inicial!

Inscrição Vestibular UFU 2023

Inscrição Vestibular UFU 2023
Inscrição Vestibular UFU 2023

Para concorrer a uma vaga nos cursos ofertados na segunda metade do ano pela Universidade Federal de Uberlândia, cada estudante precisará cumprir o processo de inscrição no vestibular 2023 dentro do prazo definido previamente pela instituição. Confira o passo a passo e não fique de fora:

  1. Acesse o site da Universidade Federal de Uberlândia (https://ufu.br/);
  2. Confira quais os cursos disponibilizados em cada campi e escolha onde cursar;
  3. Com isso definido, parta para etapa seguinte na aba “Inscreva-se”;
  4. Você será apresentado a um formulário de inscrição;
  5. Inclua todos os seus dados pessoais (nome completo, nome materno, data de nascimento, endereço);
  6. Não se esqueça dos dados relacionados aos seus contatos pessoais (e-mail e telefone);
  7. Cumpra os passos do sistema de segurança do site e clique em “Avançar”;
  8. Na próxima página, assinale as duas opções dos cursos desejados, o polo onde deseja estudar e o turno predileto;
  9. Confirme a inscrição após reler as informações;
  10. Finalize imprimindo o seu comprovante de inscrição, pois ele será necessário nas etapas posteriores.
  11. Pague a taxa de inscrição em qualquer banco ou casa lotérica para que o sistema complete a etapa de cadastro e pronto;
  12. Ao final, aguarde a disponibilização dos locais de prova e não deixe de conferir o edital atualizado.

Documentos Obrigatórios para a Inscrição e Matrícula

Documentos necessários para o vestibular
Documentos necessários para o vestibular

Tanto no cadastro inicial quanto na matrícula feita pelos alunos selecionados, há alguns documentos em comum que precisam ser separados com antecedência pelo estudante requerente. Vamos à eles:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico Escolar;
  • Formulário de inscrição online (impresso);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou demais documentos que comprovem a isenção.

Taxa de Inscrição – Isenção:

Atualmente a taxa de inscrição para as duas fases do processo seletivo é de R$ 117,00. Contudo, o vestibular UFU 2023 favorece o acesso a alunos de baixa renda, contanto que os mesmos demonstrem via documentos originais (holerites e carteira de trabalho) uma renda per capta menor que um salário mínimo e meio.

Ao ser contemplado, basta informar seus dados no campo referente a isenção da taxa de matrícula no formulário automático para quem sua solicitação seja acatada automaticamente pelo sistema.

Outras Instituições:

Data Vestibular UFU 2023

Antes de mais nada, fique de olho no cronograma do vestibular UFU 2023 para não perder sua chance de ingresso no curso desejado.

Data da provado do vestibular
Data da provado do vestibular

Um ponto a ser destacado é que diferentemente das demais instituições públicas de ensino superior, a Universidade Federal de Uberlândia aplica sua avaliação durante o mês de junho, sendo que a primeira fase ocorre na primeira quinzena enquanto a segunda acontece entre as duas últimas semanas do mesmo mês.

Ambas as fases possuem dois dias de provas e isso ocorre especificamente para gerar vagas no segundo semestre. Conforme citamos anteriormente, o ENEM é responsável por gerar as vagas aos cursos do primeiro semestre. Sendo assim, confira o novo Edital do ENEM pelo link: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enem.

Edital Vestibular UFU 2023

O edital do vestibular UFU 2023 é disponibilizado sempre no mês de março do ano anterior ao período letivo, sendo assim basta acessar o site oficial e fazer o download do arquivo para ficar por dentro de informações como datas, locais de prova, horários, regras sobre a avaliação, e mais. Entenda:

  1. Acesse o portal oficial da UFU ou clique aqui: http://www.proplad.ufu.br/dircl;
  2. Procure na aba esquerda so site pela opção “Editais e Licitações”;
  3. Prossiga em “Editais” e pesquise por “2023”;
  4. Clique em “Baixar” para emitir o documento informacional mais recente e pronto!

Obs.: Para obter informações sobre outros editais, faça uma busca rápida indicando o ano/semestre no menu e aguarde o sistema gerar seu link.

Resultado Vestibular UFU 2023

Para conferir o resultado, seja da primeira ou da segunda etapa, o candidato deve ficar atento primeiramente ao prazo definido para tal divulgação.

Resultado do Vestibular UFU 2023
Resultado do Vestibular UFU 2023

Por outro lado, vale destacar que o gabarito oficial é disponibilizado por dia de prova para que os estudantes possam conferir o número de acertos de maneira prévia, basta procurar no portal do aluno algumas horas após o término da avaliação.

Veja como é fácil acessar o resultado do Vestibular UFU 2023 a partir da lista de espera:

  1. Volte ao portal da UFU clicando aqui: https://ufu.br/;
  2. Verifique se os resultados já estão disponibilizados através da central de notificações;
  3. Prossiga clicando neste campo e escolha entre “Resultados primeira fase” e “Resultados segunda fase”;
  4. Ambos os resultados são destacados em listas, então veja com atenção para entender quais passos seguir posterirormente;
  5. A lista também poderá ser impressa se o candidato desejar, para uma melhor visualização.

Essa mesma listagem é disponibilizada nos murais de cada campi, assim se você preferir, basta ir pessoalmente e conferir, tendo a possibilidade de tirar dúvidas junto a Secretaria da UFU.

Alunos não selecionados na primeira chamada deverão aguardar as demais listas pelo mesmo portal. Aliás, os candidatos aprovados na primeira etapa poderão seguir para a próxima prova enquanto que a confirmação de contemplação na segunda etapa já significará que o mesmo pode seguir para a matrícula.

Leia Também:

Cursos UFU em 2023

É claro que cada unidade da Universidade Federal de Uberlândia conta com cursos específicos, porém conhecer os mais buscados é de grande valia para os estudantes que ainda se encontram em dúvidas sobre qual carreira seguir.

De uma maneira geral, o vestibular UFU de 2023 abre a possiblidade de ingresso em 67 cursos de bacharel e 29 opções de licenciatura. Veja os principais:

  • Artes Visuais;
  • Direito;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharia Industrial;
  • Química;
  • Odontologia;
  • Administração;
  • Ciência da Computação;
  • Letras;
  • Enfermagem;
  • Agronomia;
  • Arquitetura;
  • Biomedicina;
  • Biologia;
  • Física;
  • Ciências Contábeis;
  • Fisioterapia;
  • Dentre outros.

Tais cursos são divididos entre as modalidades de graduação, pós-graduação e cursos livres. A lista com todas as opções fica disponível através do portal oficial (https://ufu.br/), não se esqueça de conferir sobre os turnos ofertados.

Contato Universidade Federal de Uberlândia

Se você precisa acessar informações detalhadas sobre um curso ou tirar quaisquer dúvidas que não tenham sido sanadas durante este artigo, trate de entrar em contato através de um dos seguintes telefones e e-mails úteis. São eles:

  • Secretaria da ouvidoria geral: 34 3239-4074 ou envie um e-mail para [email protected];
  • Suporte via site: https://ufu.br/ouvidoria;
  • Horário de atendimento: segunda até sexta-feira das 07:30 h às 11:30 h e das 13:30 h às 17:30 h (fechado aos finais de semana e feriados);

Para a listagem completa dos ramais de cada unidade da UFU, clique aqui: http://www.ramais.ufu.br/.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.