FIES 2023: Inscrição, Aditamento, Boleto, Cronograma e Resultado

É por meio de uma inscrição no FIES 2023 que você tem a oportunidade de alcançar uma vaga no curso desejado no ensino superior em instituições privadas. Isso faz com que você tenha melhores possibilidades de pagar as mensalidades conforme sua condição financeira.

De modo amplo, o FIES 2023 precisa ser compreendido em todos os seus níveis, ainda mais por conta de suas novas alterações feitas pelo MEC para essa nova etapa. Se você quer ficar por dentro e ter maiores chances de ser contemplado com uma vaga, acompanhe este artigo!

FIES 2023: Inscrição, Aditamento, Boleto, Cronograma e Resultado
FIES 2023: Inscrição, Aditamento, Boleto, Cronograma e Resultado

FIES 2023

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), trata-se de um programa inovador criado em 1999 com o intuito de permitir o acesso de estudantes de baixa renda a instituições de ensino de natureza privada, ou seja, cursos não gratuitos.

Atualmente, o Fies permite que os indivíduos possam ingressar com o pagamento das parcelas do curso iniciando-se apenas após a conclusão do mesmo, dando o tempo necessário para que o aluno possa ascender na carreira e obter os valores para arcar com o pagamento das mensalidades.

Com isso, apresenta-se taxas menores às parcelas ao mesmo tempo que permite com que o requerente possa pagar 100% do curso ao final ou 50%, sendo que neste último formato, será obrigatório arcar com o valor restante durante os estudos.

Todavia, uma nova modalidade surgiu em 2018, onde os estudantes que comprovarem baixa renda poderão exercer os pagamentos futuros com isenção total da taxa de juros.

Continue lendo para visualizar mais informações sobre como se inscrever, resultado, boleto, cronograma, documentos e as novas regras do FIES 2023. Não perca:

Leia Também:

Inscrição Fies 2023

Este programa, tem englobado cada vez mais brasileiros desde sua implementação. Porém, saber como fazer a Inscrição Fies 2023 é substancial para não ficar de fora da nova edição que promete beneficiar ainda mais estudantes.

Inscrição FIES 2023
Inscrição FIES 2023

Partindo deste pressuposto, arcar com sua inscrição dentro do prazo, fazendo as escolhas corretas e informando todos os dados solicitados deve ser o objetivo primário de todos os estudantes que desejam acessar o Fies nesta nova etapa.

Acompanhe com atenção cada um dos passos descritos abaixo e coloque-os em prática:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do programa SisFies:  https://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao;
  2. Na página de inscrição, você precisará informar todos os dados solicitados, principalmente as informações pessoais como nome completo, idade, endereço e meios de contato;
  3. Cadastre uma senha segura que será utilizada para as demais etapas do processo e faça uma rápida validação;
  4. O próximo passo consiste em gravar os dados citados e prosseguir para o “Fies Seleção”;
  5. Aguarde um prazo limite de até 5 dias úteis e retorno ao portal depois de que o sistema verificar seus dados;
  6. Procure a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para conseguir uma segunda validação documentação, o que pode perdurar por até 10 dias;
  7. Informe sua participação no ENEM 2023 do ano base e contate o financiamento por este órgão responsável;
  8. Você será redirecionado para um dos bancos oficiais do programa (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), preferencialmente onde você e o fiador já possuem uma conta ativa;
  9. Passe pela avaliação de um agente financeiro do programa e informe todos os documentos e certificações obtidos nos passos anteriores;
  10. Caso seja aprovado, vá até a secretaria da universidade e complete a ação para, enfim, assinar a matrícula do curso desejado.

Em ambas as etapas esclarecidas acima, o fiador precisará estar presente. O processo de renovação é mais simples e pode ser realizado em parte majoritária através do portal online.

No entanto, sempre que houver alguma alteração cadastral, tanto o aluno quanto o fiador deverão refazer o processo para comprovar que permanecem dentro dos requisitos do programa de financiamento estudantil.

Documentos FIES

É válido lembrar que a lista de dados precisos para completar sua inscrição no Fies é bastante extensa, por isso garante uma organização prévia e evite perder a sua vaga.

Documentos necessários para o vestibular
Documentos necessários para o vestibular

Veja a listagem completa e atente-se para as diferenciações entre os documentos do candidato e do fiador:

Documentos do estudante requerente

  • Documentos de identificação originais (RG e CPF);
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) que pode ser obtido através de uma simples emissão pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA);
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • 2 fotos 3×4 coloridas e recentes.

Documentos do fiador

  • RG e CPF (originais);
  • Certidão de nascimento autenticada em cartório ou certidão de nascimento original;
  • Comprovante de residência recente (cópia e original);
  • Comprovante e declarações de rendimentos (carteira de trabalho, contracheques ou holerites).

Novas Regras do Fies 2023

Atualmente o Fies passou por mudanças, o que gerou novas dúvidas aos candidatos. Se você se encontra neste grupo, dê uma olhada nos novos requisitos do programa para 2023:

  • Comprovar até 3 salários mínimos per capta;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano base;
  • Não ter zerado a redação;
  • Obter uma pontuação acima de 450 ponto na média das duas avaliações.

Cronograma Fies 2023

Cronograma
Cronograma

Os candidatos precisam conhecer o calendário do Fies para cumprir com suas responsabilidades dentro do prazo. Veja quais são as principais datas do cronograma do Fies 2023:

  • Cadastro e inscrição: de 5 até 12 de fevereiro;
  • Seleção e chamadas: segunda quinzena de fevereiro;
  • Lista de espera: de 25 até 31 de março.

Aditamento Fies 2023

O aditamento de contrato do FIES consiste em um procedimento de renovação do financiamento que deve acontecer todos os semestres, sem atrasos ou omissões por parte do solicitante, pois tais situações podem incidir na perda do benefício.

Sabendo da importância desta ação, preparamos alguns tópicos que você precisa se atentar quanto ao processo de aditamento do FIES. Acompanhe:

  1. Entre neste site: http://www.fnde.gov.br/financiamento/ ou prefira a solicitação por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA);
  2. Procure por “Aditamento”;
  3. Informe todos os seus dados pessoais, curso, instituição e meios de contato;
  4. Insira os dados do fiador e complete as demais etapas definidas nas lacunas tidas como obrigatórias no formulário;
  5. Siga em “Confirmar aditamento” e aguarde a confirmação eletrônica.

Obs.: Em alguns casos pode ser necessário ir até o banco que contemplou o benefício para uma nova análise financeira do solicitante e de seu fiador. Leve isso em conta!

Confira Ainda:

Resultado Fies 2023

Assim que você completar a etapa de inscrição do FIES, haverá a necessidade de aguardar o resultado ser divulgado pelo órgão responsável.

Resultado FIES 2023
Resultado FIES 2023

Tais informações ficam disponíveis no próprio site do programa, porém somente será possível acessá-las após fazer uma identificação prévia. Entenda:

  1. Vá até o portal eletrônico do SisFies: https://sisfiesportal.mec.gov.br/;
  2. Quando o resultado estiver pronto para ser consultado, você poderá encontrar um atalho logo no menu principal;
  3. Caso contrário, faça um login em sua conta do mesmo modo que ensinamos acima;
  4. Adentre ao portal e procure por “Consultas” e, logo em seguida por “Resultados”;
  5. Veja detalhamento se você foi contemplado com uma vaga no curso escolhido e qualquer o percentual pertinente;
  6. Siga para a validação pessoalmente na secretaria da instituição e complete a matrícula!

Caso você não tenha sido contemplado, o sistema lhe colocará previamente em uma lista de espera. Neste caso, fique de olho nas vagas remanescentes através do mesmo portal.

Boleto FIES

Seja para pagamentos futuros ou referente aos desconto de 50% nas parcelas, os estudantes beneficiários do Fies devem arcar com o pagamento mensal e para isso será imprescindível saber como emitir o boleto.

  1. Procure pelo portal oficial do Fies http://portalfies.mec.gov.br/;
  2. Selecione “Financeiro”;
  3. Clique em Boleto FIES;
  4. Opte pelo mês e ano referente ao documento;
  5. Visualize previamente a versão digital e emita clicando em “Baixar”;
  6. Faça o pagamento através do internet banking ou imprima e realize o pagamento através do banco que aprovou o financiamento estudantil.

Seguindo o tutorial acima, o estudante também conseguirá acessar a segunda via do boleto Fies sempre que for necessário. Sendo assim, não há motivos para atrasar seus pagamentos e correr riscos de acumular juros.

Novo FIES 2023

O Fies 2023 é voltado para todos os brasileiros que anseiam por conseguir uma vaga no ensino superior através de instituições privadas de ensino, porém não dispõem atualmente de uma renda suficiente para arcar com os cursos de sua educação integramente.

O novo Fies é composto por melhorias direcionadas estritamente aos estudantes, ampliando o seu acesso além de promover mais transparência quando as valores ofertados.

A sustentabilidade deste programa também foi ampliado, permitindo taxas zeradas de juros para um enorme grupo de estudantes que comprovarem uma baixa renda familiar.

Para aqueles que não estiverem deste novo grupo, a taxa de juros vai continuar a mesma, que é de 3,4% ao ano.

Sendo assim, cada candidato poderá pagar uma parcela condicente com seus ganhos, evitando que eles se endividem ou deixem de arcar com tal responsabilidade.

Telefone

Todo e qualquer estudante que esteja interessado em ingressar no ensino superior por meio do Fies e possui dúvidas sobre o processo, poderá utilizar-se do telefone 0800 616161 para fazer uma ligação gratuita ou enviar uma mensagem para a central de atendimento.

Aguarde o final da mensagem gravada e escolha falar com um atendente para obter informações específicas. Se preferir, utilize-se do suporte ao candidato no site http://portalfies.mec.gov.br/.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.