FAETEC 2023: Inscrições, Data da Prova do Vestibular e Resultado

O vestibular FAETEC 2023 serve para que novos alunos residentes no estado do Rio de Janeiro possam ingressar em qualquer escola da instituição, seja para obter uma qualificação técnica ou superior.

Conheça, no decorrer deste guia, tudo o que você precisa saber sobre a Faetec 2023, em especial sobre como se inscrever, cursos disponíveis, como funciona a prova, resultado, número de vagas e mais. Não perca nenhum detalhe!

FAETEC 2023: Inscrições, Data da Prova do Vestibular e Resultado
FAETEC 2023: Inscrições, Data da Prova do Vestibular e Resultado

Outras Escolas Técnicas:

Faetec 2023

Faetec é a sigla para Fundação de Apoio à Escola Técnica, ou seja, trata-se de uma instituição gerida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio de Janeiro, já que sua abrangência limita-se a tal região.

Seu objetivo é garantir uma formação superior e técnica de natureza pública direcionada à diferentes setores (desde a indústria até o comércio). O que poucas pessoas sabem é que essa instituição também possui ensino básico em algumas localidades. Entenda quais são todas as categorias abordadas:

  • Ensino Infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Técnico;
  • Ensino Superior;
  • Formação Continuada;
  • Educação de Jovens e Adultos (EMEJA).
  • Cursos de Especialização.

Todavia, somente estarão aptos a ingressar aqueles candidatos que forem selecionados a partir de um vestibular que ocorre todos os anos em diferentes municípios nas próprias escolas da Faetec.

Muita coisa mudou para o ano de 2023, então se você deseja garantir uma vaga antecipadamente será válido conhecer todos os aspectos que abordaremos a seguir. Confira:

Curso Faetec 2023

A Faetec 2023 é bastante visada pela qualidade do ensino e do corpo docente, mas não é só isso! Sua grade curricular é extensa, dispondo de variados cursos em cada uma das modalidades.

Outro ponto notório fica por conta das possibilidades profissionais acarretadas pelos estudantes que cursarem a Faetec, obtendo uma formação rápida e muitas vezes atrelada ao ensino convencional, favorecendo acesso a um estágio ou até mesmo ao primeiro emprego.

Quando às áreas de atuação nos cursos técnicos, de especialização e superiores, pode-se deparar com:

  • Saúde;
  • Administração;
  • Alimentação (cozinha, padaria, confeitaria, bebidas, etc.);
  • Logística;
  • Prótese Dentária;
  • Informática;
  • Edificações;
  • Automação Industrial;
  • Mecânica;
  • Análises Clínicas;
  • Moda;
  • Enfermagem;
  • E demais outras.

Observe que grande parte dos cursos podem ser cursados em harmonia com o Ensino Médio, porém a lista completa fica disponível apenas no site oficial da Faetec 2023, já que há dissemelhanças entre cada um dos polos. Faça sua busca: http://intranet.faetec.rj.gov.br/buscacurso.

Regras para Inscrição

Antes de mais nada é preciso considerar que as vagas disponibilizadas na edição atual do vestibular Faetec 2023, pois são distribuídas de acordo com a capacidade de cada escola, lembrando que nem todas as estruturas estão preparadas para receber desde o ensino infantil até a educação superior.

Regras para Inscrição
Regras para Inscrição

É plausível evidenciar que cada modalidade irá dispor de normas próprias e as respectivas novidades em relação ao ano passado podem ser conferidas antecipadamente no edital Faetec 2023. Na verdade, este é um dever de cada requerente.

No demais, os cotistas seguem um padrão diferente quanto ao processo de seleção, já que existem vagas reservadas em ambas as categorias estudantis. Nestes casos, faz-se a seguinte divisão:

  • 20% das vagas para estudantes da rede pública do Rio de Janeiro;
  • 20% para os estudantes que se declaram como negros, pardos ou índios e/ou aqueles candidatos que comprovarem baixa renda familiar;
  • 40% das vagas direcionadas para jovens advindos de famílias cadastradas ativamente no CadÚnico.

Inscrição Vestibular Faetec 2023

Para formalizar a inscrição no vestibular Faetec 2023, cada candidato precisa seguir alguns passos diretos, dos quais descrevemos em nosso tutorial. Veja só:

  1. Acesse o site da Faetec: http://www.faetec.rj.gov.br/;
  2. Clique na opção “Inscrições Faetec”;
  3. Selecione a modalidade educacional que você deseja cursas e prossiga para o cadastro;
  4. Na próxima página você será apresentado a um formulário online que deve ser preenchido corretamente;
  5. Insira seus dados pessoais, meios de contato ativos e os documentos solicitados;
  6. Confirme com o procedimento de segurança do portal.
  7. Selecione novamente o curso desejado na primeira e segunda opção;
  8. Insira seu CEP para que o sistema encontre o melhor endereço para fazer a prova e não se esqueça de confirma a instituição desejada;
  9. Clique em “Enviar” e pronto, sua inscrição estará completa!

Outras Provas:

Prova FATEC 2023

Após seguir os passos relatados acima, será o momento de aguardar as informações referentes à prova como a data e a confirmação do endereço.

Prova FATEC 2023
Prova FATEC 2023

Antes de comparecer ao local de prova no dia e horário definidos, garanta que você está por dentro de tudo para ter maiores chances de passar. Partindo deste ponto, confira a estrutura da prova para a edição de 2023:

  • 20 questões de língua portuguesa (múltipla escolha);
  • 20 questão de matemática (múltipla escolha).

A prova acontece em um dia único no horário padrão das 09:00 h às 12:30 h, ou seja, 3 horas e trinta minutos para que cada candidato possa concluir todas as matérias. Além do mais, o ingresso em outros níveis escolares contam com outras regras.

Sendo assim, o ensino básico, fundamental e médio/técnico utilizam da nota da prova citada acima mais uma organização através da lista de espera para vagas remanescentes.

Enquanto isso, no ensino superior e na formação continuada exige-se a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano vigente + a averiguação do histórico escolar.

Resultado Vestibular Faetec 2023

Resultado FAETEC 2023

O resultado é divulgado cerca de 15 dias após a realização da prova, contudo os solicitantes que participaram do vestibular 2023 podem conferir o gabarito online no mesmo dia da aplicação, logo no final da tarde. Entenda como:

  1. Vá mais uma vez ao portal oficial da Faetec;
  2. Procure pela opção “Processo Seletivo” e, nas sequência por “Resultado”;
  3. Clique em “Gabarito”;
  4. Verifique qual o número de acertos você obtive utilizando-se do caderno da prova;
  5. Posteriormente, quando a data do resultado chegar, você será informado no mesmo sistema se foi aprovado ou não;
  6. Após esse procedimento, aguarde novas chamadas ou vá pessoalmente até a instituição para assinar a matrícula.

Obs.: Menores de 18 anos de idade deverão estar obrigatoriamente acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Quando abre as inscrições para FAETEC 2023 – Datas

O cronograma é definido antecipadamente e os interessados devem prestar atenção para não correr o risco de ficar de fora. Até porque os prazos são curtos e as vagas encontram-se bastante concorridas nesta nova edição.

  • Dezembro: inscrições para todas as modalidades;
  • Janeiro: aplicação das provas;
  • Segunda quinzena de janeiro: divulgação da lista de aprovados e matrícula;
  • Fevereiro: início do ano letivo.

Nota: alguns cursos técnicos são iniciados no meio do ano, mais especificamente em julho, porém o calendário da aplicação das provas e das inscrições seguem o mesmo detalhamento das demais modalidades.

Documentos Necessários

Documentos necessários para o vestibular
Documentos necessários para o vestibular

Por conseguinte, ao ter o acesse à vaga, basta ir até a instituição com o formulário de inscrição impresso e os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento original em bom estado de conservação ou segunda via;
  • Documento de identificação original e recente (CPF incluso);
  • 3 fotos 3×4 recentes e coloridas do requerente;
  • Título de eleitor para maiores de 18 anos;
  • Menores de 18 anos precisarão dispor dos documentos de identificação dos pais (originais);
  • Documentos que comprovem a guarda para jovens menores de 18 anos cujos responsáveis legais não são os pais;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Documento de certificação de reservista (estritamente para homens com 18 anos ou mais);
  • Documentos comprobatórios de baixa renda para cotistas;
  • Declaração ou Histórico Escolar para cursos técnicos;
  • Etc.

Ensino Médio Faetec 2023

Essa tem sido a categoria mais buscadas nos últimos anos, justificando o maior número de vagas em praticamente todas as escolas da Fundação de Apoio à Escola Técnica.

Destarte, o ensino segue os mesmos padrões das escolas convencionais, porém o índice de aprovação nos anos subsequentes em provas do ENEM tem feito com que essa modalidade despertasse o interesse de outros estudantes cariocas.

O que mais chama a atenção neste caso são as oportunidades profissionais geradas pelas duas opções para quem ingressa no Ensino Médio Faetec: curso técnico integrado ao médio ou ensino técnico em harmonia com a educação convencional em outras instituições públicas de ensino.

Ensino Fundamental Faetec 2023

Para o ano de 2023 novas vagas foram criadas para o Ensino Fundamental II nas principais cidades do Rio de Janeiro.

Apesar do enfoque da Faetec 2023 ser a qualificação profissional, os elogios a essa modalidade são crescentes, porém entenda que as vagas são direcionadas aos estudantes que desejam ingressar após o 6º ano. Preste atenção neste ponto antes de inscrever seu filho.

Leia Também:

Edital FAETEC 2023

Como ressaltamos durante todo o artigo, o Edital Faetec 2023 promove o acesso do candidato a incontáveis informações pertinentes ao curso desejado.

Logo, consulta-lo é fundamental para saber se está adequado as regras e quais passos seguir para chegar ao seu objetivo. Confira:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da Faetec e procure pela opção “Editais de Licitações”. Se preferir, utilize o link direto: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/editais-licitacoes;
  2. Nesta seção você encontra os editais referentes à cada ano do vestibular Faetec;
  3. Selecione a opção “Editais e Licitações – 2023”;
  4. Na próxima página você confere todas as informações pertinentes ao ano letivo, prova e seleção de candidatos;
  5. Caso queira, há a possibilidade de baixar o arquivo clicando em “Emitir”.
5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.