ENEM 2023: Inscrições, Prova, Edital, Gabarito e Resultado

Se você quer se inscrever no Enem 2023, saiba que essa avaliação é uma das mais importantes do setor educacional brasileiro na atualidade, então para participar é preciso cumprir prazos e ficar atento aos detalhes.

Traremos para este artigo, tudo o que você precisa compreender sobre o assunto em harmonia com uma série de dicas para quem quer mandar bem nesta edição. Vamos lá?

ENEM 2023: Inscrições, Prova, Edital, Gabarito e Resultado
ENEM 2023: Inscrições, Prova, Edital, Gabarito e Resultado

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação de grande valia para todos os jovens que terminaram recentemente o Ensino Médio, pois trata-se de uma porta de entrada para as principais universidades públicas do país.

Em síntese, essa prova também engloba outros brasileiros de diferentes idades, principalmente aqueles que desejam acessar uma universidade privada utilizando-se de cotas como o Fies 2023 (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni 2023 (Programa Universidade Para Todos).

A propósito, todos aqueles estudantes que se inscreverem e realizarem a prova do ENEM nos dois dias, terão a oportunidade de utilizar-se de suas notas para ingressar no SISU 2023 (Sistema de Seleção Unificada), e assim conquistar uma vaga nas principais universidades públicas do país.

Sabendo-se que parte majoritária das universidades brasileiras utilizam as notas do ENEM para dar a vaga ou gerar descontos aos candidatos, torna-se fundamental realizar essa avaliação. Assim sendo, continue lendo este guia e tire qualquer dúvida que possa surgir acerca desta temática!

Inscrições Enem 2023

Por mais que o ENEM seja um evento grandioso pelas proporções nacionais, é na inscrição que você deve ter uma cautela extra.

Inscrição ENEM 2023
Inscrição ENEM 2023

Isto porque são tantos detalhes a serem considerados, e a omissão de informações pode lhe prejudicar em etapas futuras.

Contudo, nosso objetivo é te ajudar e por isso elaboramos um tutorial completo para que você complete essa etapa com êxito, para precisar se preocupar apenas com a prova. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Inep/ENEM clicando aqui: https://www.gov.br/inep/;
  2. Escolha o campo “Página do Participante” e refira a opção “Inscreva-se”;
  3. Na sequência, será aberto um formulário digital onde você precisa descrever seus dados pessoais, meios de contato e documentos;
  4. Escolha a linguagem estrangeira que você deseja encontrar em sua prova “Inglês ou Espanhol”;
  5. Confirme as informações e imprima o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  6. Realize o pagamento em qualquer cada lotérica, caixa eletrônico ou até mesmo de modo online por meio do aplicativo de seu banco.

Importante: caso você tenha solicitado a isenção da taxa de inscrição do ENEM que é de R$ 85,00 em valores atualizados, vai ser obrigatório descrever tal opção no ato da inscrição.

Prova do Enem 2023

A prova do Enem é conhecida por praticamente todos os brasileiros por ser necessária em diferentes âmbitos de caráter educacional. Além disso, muito se sabe sobre sua complexidade.

Prova do ENEM
Prova do ENEM

Por outro lado, fazer seu detalhamento é o primeiro passo para quem quer chegar no dia da avalição sabendo o que esperar quanto ao número de questões, disciplinas e possível temas. Veja, portanto, qual a estrutura da prova do Enem 2023:

Dia 1

  • 45 questões de Ciências Humanas;
  • 45 questões de Linguagens e Códigos;
  • Redação.

Dia 3

  • 45 questões de Matemática;
  • 45 questões de Ciências da Natureza.

Ambas as questões são de múltipla escolha, ou seja, a composição se dá por um enunciado seguido de 5 opções de respostas.

Após concluir todo o caderno com as 90 questões (cada dia), será obrigatório preencher corretamente o gabarito oficial.

Já a redação possui o tema informado apenas no momento da avaliação, porém orientamos que você estude os principais temas noticiados em jornais em escala nacional e internacional. São exemplos: meio ambiente, programas sociais, políticas públicas, inclusão, clima, tecnologia, etc.

Lembre-se da regra de estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão), evite termos errôneos, não ultrapasse as 30 linhas delimitadas e escreva um texto na forma padrão de uma dissertação argumentativa.

Em ambos os dias você vai dispor de um prazo limite de 5 horas para completar cada dia de prova, podendo sair empossado do caderno de perguntas após as primeiras 3 horas e meia.

Local de Prova Enem 2023

O local de prova do ENEM é divulgado previamente conforme estipulado no cronograma do edital e para isso você deve ficar bastante atento à cada notificação através do portal do participante.

É muito importante que você insira um CEP correto e atualizados no ato da inscrição por ele será utilizado para encontrar o melhor local de prova.

Leia Também:

Edital Enem 2023

Resumidamente, há algumas regras que precisam ser seguidas por todos os candidatos, como por exemplos: ter completado o Ensino Médio, pagar a taxa de inscrição no prazo adequado e apresentar toda a documentação.

Edital
Edital

Cada uma destas informações, juntamente com o cronograma completo desta avaliação, podem ser acessados através do Edital Enem 2023.

Este documento informativo fica disponibilizado sempre no início do ano relacionado à aplicação da prova, com isso todo e qualquer estudante poderá visualizar tais dados com antecedência.

Veja onde encontrar o Edital Enem 2023 e como consultá-lo sempre que for preciso:

  1. Dirija-se ao portal online do Inep clicando aqui: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem;
  2. Logo na página inicial, desça o cursos até a parte inferior e escolha “Editais”;
  3. Você será apresentada a uma página com datas que variam de 2009 até 2023;
  4. Sendo assim, clique em “2023” e escolha um dos editais disponíveis;
  5. Clique no arquivo desejado e visualize;
  6. Posteriormente, escolha “Baixar” para emitir o documento digital;
  7. E pronto, você poderá consultar todas as informações.

É neste mesmo campo que você encontra as demais informações relacionadas aos exames anteriores por meio dos editais respectivos.

Simulado ENEM 2023

Quem quer praticar previamente para a prova de uma forma específica sem ter que gastar com cursinhos pré-vestibulares, pode optar por um simulado gratuito. Listamos, logo abaixo, os principais:

Nota do Enem 2023

Embora o gabarito sirva para lhe dar um bom direcionamento sobre como foi o seu desempenho no Enem 2023, é preciso compreender que cada nota possui um peso.

Logo, somente o resultado oficial irá lhe informar a sua pontuação oficial juntamente com a nota obtida através da redação.

Porém atente-se que essa contemplação dependerá estritamente de sua pontuação em relação à nota de corte do curso escolhido, além de que não é permitido ingressar em nenhuma modalidade caso zere a redação.

Enem Página do Participante

Como pode ser observado nos tópicos acima, é através da página do participante que os estudantes realizam uma série de ações antes e depois da avaliação.

Diante desta notabilidade, antes de mais nada, você tem a obrigação de ter uma conta ativa neste campo, lembrando que ela é gratuito. Veja como fazer:

  1. Adentre no portal https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  2. Escolha, “Primeiro acesso”;
  3. Cadastre-se com nome completo, data de nascimento, nível de escolaridade, etc.;
  4. Informe seus principais meios de contato que estejam ativos, principalmente um endereço de e-mail e um número de telefone;
  5. Digite uma senha, faça a validação e guarde bem essa informação;
  6. Complete as demais etapas e retorne ao menu primário;
  7. Faça o seu primeiro login com seu usuário e senha cadastrados e acesse o portal;
  8. Navegue e faça qualquer solicitação que seja necessária ou utilize a plataforma para obter informações pertinentes à prova.

Resultado Enem 2023

Somente com o resultado do Enem você conseguirá dar entrada na Universidade desejada como candidato. Quer saber como acessar essa informação quando a mesma estiver disponível? Se sim, verifique o guia abaixo:

  • Retorne ao site do Inep/Enem e escolha “Página do participante” ou siga o link direto: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/;
  • Realize o login do mesmo modo que ensinamos anteriormente;
  • Logo que você acessar a plataforma já será possível visualizar um campo intitulado de “Resultado Enem 2023”;
  • Confirme as demais informações necessárias para ser redirecionado para uma página onde constará sua nota oficial dividida por disciplina, redação e a pontuação somada;
  • Siga fazendo seu cadastro na Universidade desejada através do ProUni, do Fies ou do SISU.

Gabarito Enem 2023

De fato, o resultado do ENEM 2023 demorar algumas semanas para ser divulgado, conforme descrevemos acima. Isso pode gerar uma certa expectativa nos estudantes que passaram pela avaliação.

Todavia, existe uma forma de contrapor-se a essa problemática e saber com antecedência como foi o seu desempenho que é através do Gabarito Enem 2023.

Quando você terminar os dois dias de prova, será permitido levar para casa o caderno de questões utilizado para responder o gabarito.

Horas após o término da avaliação, cada estudante pode acessar o site oficial do ENEM via Inep para obter o gabarito oficial, lembrando que cada caderno de questões possui uma letra que deve ser aplicada no questionário para obter o respectivo gabarito. Veja como acessar:

  • Acesse o site do Inep;
  • Procure por “Página do Participante”;
  • Faça o login com seus dados de usuários pré cadastrados e senha;
  • Adentre ao portal, procure por “Provas e Gabaritos” e depois por “Gabarito Enem 2023”;
  • Selecione a letra indicativa ao seu caderno de questões;
  • Você terá acesso a um arquivo com cada uma das respostas corretas;
  • Efetue a correção e pronto!
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.